Quando o coraçao manda


Incrível como certas expressoes de nossa linguagem podem dar varios sentidos de interpretaçao, como o titulo deste artigo. Nada ver com o orgao que nos mantem vivos, mas sim com a metáfora do amor. Foram os “designers” de moda da cidade de Sevilha, em Espanha, que na exclusiva Passarela Gaudi Noivas, realizada, em Barcelona, batizaram sua glamorosa coleçao com o nome de “Quando o coraçao manda”,ocasiao que apresentaram propostas romanticas, femininas que dao forma a uma mulher jovem e atual, porem que esta disposta a seguir so os impulsos do seu coraçao.. Falar sobre este tema mais bem seria falar de nossa compulsao em comprar. Digo “nossa,” porque eu como todas as mulheres penso que comprar, satisfazer uma necessidade ou um capricho nos atrai e realiza e se tratando de moda melhor ainda.
Muitos sao os estudos e pesquisas que procuram definir o que seja moda: estilo e elegancia, esquecendo-se que qualquer um pode ter estilo com o sem dinheiro, enquanto a elegancia é alcançada com a prudencia de ver o que cada um pode vestir. Em muitos casos,a obsessao de seguir as tendencias da moda, ser moderno, é confudida em obter exito, quando em realidade o importante das novas tendencias, quer sejam de moda ou estéticas, é criar ilusao. Neste sentido, nao somos somente as mulheres influenciadas pelos efeitos visuais de nosssa sociedade de consumo. Atualmente, os homens tambem tem um papel predominante neste setor. Até ja existe uma configuraçao propria para designar ao homem que se cuida o de “metrosexual”. Neste realismo, eles e elas ocupam o mesmo protagonismo das campanhas publicitarias, em que sempre se valoriza como alguma coisa que compensa o sacrificio pessoal de atingirmos as metas desejadas.
Contudo, a mulher continua a estruturar-se em torno a uma conduta fundamentada na segurança de cativar a alguem. Daí que, as mudanças de imagens sao uma referencia de seu comportamento. Com base nas instituiçoes sonhamos em encontrar o principe encantado e tambem ser princesa ao menos por um dia. O triunfo, porem, depende de como levamos nossas fantasias. Estar bonita, vestir-se de noiva é a experencia que todas queremos ter, independente de idades, culturas e raças. O modelo ou modelos de vestidos de noivas tem um papel predominante em nossas vidas. Queremos estar na cerimonia ou festa de casamento deslumbrantes. Nao poupamos esforços e gastos para concretizar nossas vaidades, ja que contamos com empresas especialistas que nos assessoram. Estas empresas dedicadas ao mundo das noivas, muita das quais espanholas, sao reconhecidas por sua liderança mundial.E, elas tambem, procuram ser destaque no mercado,ao propor modelos originais e criativos. Ao mesmo tempo que incluem “designers” de prestigio nacional e internacional, que assinan suas coleçoes, como sao os nomes de Valentino e Ungaro.
Assim, neste vai e vem de interpretar, reviver a moda hoje os vestidos sao mais de festa do que cerimonia, destacando a simplicidade de formas e linhas com grande degotes nas costas e principalmente a ausencia de veus e caudas. Pode-se dizer que a noiva romantica e feminina de anos passado, anos 20, ”La Vie en Rose”, e os anos 50 e 70, voltaram. Os tecidos continuam sendo a gaze,o organdi, o tule, a seda, destacando-se suas texturas bordadas com flores em todo ou uma parte do vestido. Concretamente as saias de tule sao de grande volumes, encaixes e pedrarias, enquanto as cores mais utilizadas sao os tons pastel, o branco desmaiado , o marfim e o cinza perolado, onde inclusive sao acrescentadas pinceladas de cor que dao um toque de alegria ao modelo. Como sabemos, todos estes detalhes tem um custo. Um vestido simples elaborado em serie pode custar uns tres mil reais, chegando até 36 mil reais dependendo dos bordados e acessorios, isto que nao comentamos a roupa de noivos, pais e damas de honra, etc... Mas, uma coisa é certa “quando o coraçao manda”, decide, fazemos loucuras para sentirmos mais vivas.

Comentarios